Reflexões sobre a produção do site de autoaprendizagem

Na graduação em História o acadêmico tem seu primeiro contato com a relação entre a arte e a história e compreende que a arte é uma importante fonte histórica. Trabalhando em sala de aula com as disciplinas de história e arte, os pontos de encontro entre essas duas áreas do conhecimento ficam mais evidentes.

Dessa forma, surge a inquietação sobre como utilizar esses pontos de encontro na promoção de uma prática educativa mais reflexiva, significativa e autônoma. Nesse contexto, surge a busca por compreender a história através da análise das obras de arte.

Quando se estuda História do Brasil, o século XIX se destaca como período de importantes transformações políticas, econômicas e culturais. É nesse período que a Família Real Portuguesa transfere a corte para a colônia, modificando a dinâmica política e econômica instaurada desde o século XVI, além disso, esse é o período da Missão Artística Francesa, que trouxe a arte acadêmica para o Brasil.

Do ponto de vista didático existe a possibilidade de trabalhar esse recorte de tempo associando arte e história, pois os conteúdos que envolvem o século XIX nas duas disciplinas são trabalhados em sala de aula no mesmo bimestre, oportunizando o trabalho interdisciplinar.

Partindo dessa perspectiva o site de autoaprendizagem "Observatório HistoriArte" foi criado para promover a pesquisa, discussão e compreensão sobre a história do Brasil no século XIX através da análise das obras de arte dos artistas da Missão Artística Francesa e de seus discípulos.

A construção do site parte de um processo desafiador, pois associar o ensino de história às novas tecnologias por si só já implica sair do lugar comum. O ensino de História por ser essencialmente analítico é comumente associado à imagem de desinteressante, desestimulante e ultrapassado, mas na prática não precisa ser assim. Dessa forma, propor a análise histórica através de um objeto diferente, nesse caso a obra de arte, em um outro ambiente, o site, a partir de uma nova metodologia, videoaula, renova a prática docente e amplia o interesse dos alunos.

Além disso, ao utilizar a internet como espaço de autoaprendizagem promove-se o desenvolvimento da mente digital crítica, tão importante para a compreensão ampla da realidade social atual. Promover o debate virtual crítico, criar conteúdos com embasamento e propósito científicos dentro dos espaços cibernéticos compõe os novos desafios do educado do século XXI e atrair a atenção dos educandos para essa causa necessária para o desenvolvimento do conhecimento ético e crítico.

Sendo assim, encontra-se a grande importância para a prática docente da constante pesquisa científica e da busca por outras possibilidades, linguagens e metodologias que coloquem os professores em contato com as novas tecnologias para a promoção de um processo de ensino aprendizagem coerente com a realidade dos alunos e que promova a autonomia de pensamento e criação.

© 2018 Suzanne Oliveira Araújo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora